Programmatic Data Media Buying – Fitmedia | Fit Media

Estruturamos um processo de compra de mídia programática onde fomos buscar parceiros globais de qualidade para juntos desenvolvermos uma tecnologia e ferramentas que melhorem esta visão, iniciamos com features como integração com Google Maps, para campanhas de geo- posicionamento baseados em semântica de busca, depois brand safe, com parceiros globais como Duble Verify, Integral, feito isso todos as perguntas e necessidades dos clientes, fomos transformando em ferramentas e funções, fizemos uma plataforma de relatórios que cria relatórios comparativos e um pixel único, integrado com uma DMP que gera dados para gerenciamento e mapeamento do target. Fomos buscar um parceiro a Meetrics para Viewability e Viewtime, onde construimos um processo e uma escala de View Interesting (clique aqui para saber mais).

Então descobrimos que neste processo estamos a frente de muitos players, entregando campanhas com grande resultado, mas ainda faltava um coisa, que nos diferencial de muitos, não bastando toda a inovação, a carteira de clientes que conta com mais de 20 agencias nacionais e 3 internacionais, cases com incríveis resultados, mais de 1 bilhão de impressões entregues em campanhas somente este ano de 2018. Faltava um modelo matemático eficiente integrado, que fizemos isso com o nome de Bid Factoring, feito em todas as campanhas e agora lançamos o novo posicionamento da Fitmedia que assume a posição de Programmatic Data Media Buying

Construimos esse processo inovador com outra empresa do grupo, a Adtree (conheça mais) que é focada em suporte e consultoria de Dig Data, BI e gestão de dados voltados para a comunicação e mídia, que além de ser resaler Lotame, eleita e melhor DMP global de 2017, é uma das plataforma mais inovadoras do mercado, construimos um processo juntos para criar um produto verdadeiramente inovador para agencias e anunciantes.

Alguns anos o mercado vem discutindo o modelo programático de compra de mídia, estamos dentro deste assunto a algum tempo também. No inicio, nos colocamos com um descrente do modelo, pois estamos trabalhando como uma Adnetwork, que fazia muito mais sentido, pois direcionávamos a audiência para o conteúdo determinado, mas mesmo assim os publishers ainda tinham muito inventário ocioso. O processo de construção nosso passou pela pergunta, quando o cliente é o topo a pirâmide ao invés de olhar o grupo como base, ou seja, agrupar a audiência em cluster, mas ainda assim fazer a leitura do indivíduo para construir a persona.

Isso tudo passa pela diferença como deve ser tratado a mídia off line da online, onde o canal detenha a audiência e ai dentro, se encontram diversos clusters ou grupo, que as vezes são interessante ao anunciante ou não e que muito normalmente são um reflexo do perfil populacional. As vezes penso que é como a previsão do tempo de Curitiba (nada contra a cidade que curto muito) de manhã chove, a tarde faz sol, a noite frio, entre as 00:00 e a 24:59 pode chover.

Então estamos colocando o foco da mídia programática onde funciona ao mesmo tempo, gerando dados e base de dados para os processos de Data Driven Business, onde o foco é transformar a mídia em dados e a partir dos dados poder criar processos de decisão de negócios, processos de otimização, alteração e oxigenação de criativos e temas de campanhas, assim como a simples criação de dados para desenvolvimento de mercados, produtos e processos!

O que é Programmatic Data Media Buying ?

É a compra de mídia programática que ao mesmo é gerenciada pelo dado, também gera dado através da sua entrega, onde transforma 2nd party data em 1st party data e cria uma massa de inteligência no processo estratégico de compra de mídia, que se parece com um organismo vivo, onde a decisão é muito próxima da execução, onde tudo deve ser muito integrado para que as ferramentas possam ingerir, gerenciar e exportar dados, com um time multidisciplinar que cria o processo de inteligência baseado nesta estruturação de compra de mídia.

Onde entra o Deal neste processo?

Não entra, na nossa visão o deal sempre foi uma forma do publisher garantir receita direta, o que para o anunciante é importante, mas não mais importante que o dado em si, então acreditamos que se quer comprar um publisher direto a visão é a da compra direta do mesmo, que garante posição, entrega e resultado devido em seu inventário. A compra da Programmatic Data Media Buying deve ser focada na construção dos dados do comportamento do internauta, criando inteligência estratégia e este mesmo dado, pode até ser utilizado em outras plataforma e outros modelos de compra, mas a melhor forma é fazer isso de forma aberto, trabalhando no inventário total, que integrado com outras plataformas, podemos mapear até o melhor momento de comunicar com o target.

Qual a diferença da mídia programática do Programmatic Data Media Buying ?

A como é tratado a relevância do dado, em um podemos simplesmente entregar mídia o que ainda fazemos com um extremo carinho, qualidade e inteligência, porem conversando com clientes e agencias, percebemos que podemos ir além, então criamos um processo que ao mesmo que entregamos esta compra de mídia com incrível qualidade, ainda construimos bases de inteligência e dados que pode direcionar o cliente a criar novos processo e compreender muito mais do que é feito e como, quando e de que forma o target se relaciona com ele.

O que é gerado do Programmatic Data Media Buying ?

Além de uma inteligência durante a campanha que o time de adops consegue otimizar e construir linhas com melhor resultado e grande performance, gera um produto que chamamos de Insight Analytics, o que é produzido pelo time da Adtree (outra empresa do grupo) onde temos um processo de BI de premissas estratégicas criadas a partir desse Data Mining, cruzando de diversas informações para fazer o que chamam de target discovery, onde podemos realmente comparar com informações de 1st, 2nd e 3rd party e aprofundamos a analise do perfil comportamental do target.

Qual o time para o Programmatic Data Media Buying ?

Criamos grupo de trabalho onde temos um BI, um Account Manager e um atendimento de conta, para estruturar o processo, com isso aproveitamos e criamos um processo de inteligência que contribui com o processo do cliente e agencia para que possamos tomar decisões rápidas e dinâmicas de otimização e construção de audiências. Sobre tudo isso temos um diretor de BI Sênior e um diretor comercial e relacionamento.

Qual investimento para o Programmatic Data Media Buying ?

Não trabalhamos com um investimento mínimo, porem as campanhas devem ser trabalhadas com um determinado período e com um volume que possamos construir inteligência e dados, conversando com nossos executivos de contas e time de representantes, ele podem ajudar neste processo, o CPM é composto com todo o processo o que o torna um pouco mais alto, mesmo assim dentro dos padrões de mercado.

O foco da Fitmedia vai ser apresentar isso para o mercado, agencias e anunciantes para que descubram o ganho de informações e dados que temos, além de construir uma historia de performance e inteligência que contribui para o cliente em como vai comprar mídia inclusive em outras plataforma e em como vai olhar o funil de conversão.

Vem para Fitmedia.