Escala de View Interesting | Fit Media

Uma das principais discussões sobre a entregas de mídia online, esteve sempre presente o Viewability e recentemente nos mercado dos EUA e UK se iniciou uma discussão sobre Viewtime e o quanto ele pode ser mais ou menos relevante que o Viewability.

Para para termos o conhecimento nos padrões IAB o Viewability configura que pelo menos uma área de 50% do criativo deve aparecer por no mínimo 1 segundo da tela do usuário, para ser considerado uma boa taxa de resultado.

Porem a atual discussão é sobre o viewtime, o tempo que o criativo fica na tela do usuário, sem considerar área carregada, que a demonstração de tempo de permanência deve ser um fator importante para mindshare, brand e sustentação da marca, não focando somente em conversão, mas sim, observando todo o funil de conversão, desde os prospects e como alimentação do topo do funil, até o aumento do cluster de contato.

Pensando nisso criamos uma escala que estamos chamando de Escala de ViewInteresting e de como ela vai funcionar.

É uma escala de 0 -10 que vai do cruzamento do Viewability com Viewtime, fazendo com que nossas campanhas tenham sempre um KPI sempre considerável na construção do brand e da conversão atribuída, estruturando uma reflexão sobre as taxas e como a tecnologia também pode ser complementar ao entendimento do dado. Que baixo volume de Viewability, porém com índices altos de Viewtime, consideravelmente devem permanecer na estratégia do brand e também como um modelo de atribuição de primeiro contato ou consideremos isso do “índice de preferência da marca”.

Estamos estruturando isso dentro da tecnologia da nossa plataforma usando a tecnologia de Viewability onboard com base no parceiro Double Verify, 100% das campanhas taggeadas pela Meetrics nosso parceiro Alemão que trouxe uma tecnologia realmente inovadora para a empresa e com a Lotame, uma das maiores DMP independentes do mundo, através de outra empresa do Grupo Adtree.

Aplicamos este modelo em nosso BI das campanhas de Mídia Programática da Fitmedia, faz 6 meses que implementamos o modelo e estamos cada vez aumentando os CTR das campanhas, verdadeiros insights para clientes (agencias e anunciantes).

Muito importante colocar que por esta escala o padrão aceitável da IAB, estaria muito baixo com nossos padrões, estaria com classificação 2,5, conforme demonstrado e as campanhas Fitmedia esta na média 5, ainda com um grande caminho para crescer.

O conceito, trabalho e estratégia é de pelo menos uma vez no ano, tentarmos melhorar KPI’s na plataforma para melhorar este desempenho, pois também faz parte desse processo a criação e call to action dos criativos, assim como formatos e tal como alcance e cobertura da campanha, para melhorarmos esse resultados.

Nosso objetivo de entregar um resultado melhor para nossos clientes, mesmo não mensurando totalmente os acessos in-app, o que faria subir um o índice de viewability das tabela e entregas, ainda assim temos uma média muito eficiente das campanhas.