Programática para o eCommerce? | Fit Media

Alguns clientes imediatamente que entramos em contato já dizem – “… se for para falar de performance, pode vir, caso não fica para uma próxima!”

Em virtude dessa frase, fico pensando em que momento este cliente se encontra, alguns estão no momento de mapeamento, outros no momento de diminuição de custos, que já estão migrando verbas de canais off-line para canais on-line. O importante é compreender o momento que seus clientes e concorrentes estão, se formos a fundo esta necessidade, gostaria muito de fazer a projeção de futuro dos clientes desse nosso clientes, pensar em quanto tempo e qual o revenue que cada um dos consumidores gera, ao longo de sua vida que é consumidor de uma determinada marca.

Para que isso se uma verdade, não basta apenas concentrar seus esforços na performance, pois este consumidor que ao longo da sua vida pode consumir o mesmo produto, por diversas vezes ao longo da vida, até se tornar um consumidor mais velho, ou de uma outra marca, não devemos focar apenas no momento da necessidade, e sim focar na geração da demanda.

Então vamos para o mapeamento do retarget usando a programática, por quanto tempo um pixel de retarget deve existir, ou ser higienizado, ao mesmo tempo que devemos determinar o frequency capping destas campanhas de retarget, pois mapeando assim, vamos manter o “share of mind”, neste consumidor, e ainda assim, quando o mesmo estiver pronto para consumir, seu resultado ou a performance, será pelos canais de performance ou cliques.

Vamos declarar assim que na projeção de futuro do consumidor, podemos criar ondas de impacto ao longo da sua expectativa de vida para sua empresa ou marca, que se mantenha a comunicação com esta indivíduo, o que na maioria dos casos o pixel tracker tem somente 190 dias de vida, que seria interessantes para criar uma primeira onde de consumo, mais ai pergunto e a segunda onda, terceira onda?

E ao mesmo tempo que diminui o “share of mind” na vida do consumidor, pense que abre espaço para outro ocupar este lugar, fazendo assim que esta projeção, diminua a cada flight que os deixa descobertos, então as campanhas oline de mídia programática, teriam 3 configurações distintas: geração de demanda, consumo real e recall (não confunda recall de produto, com recall de cliente) e assim criamos um ciclo que pode ser aproveitado pelas outras mídias online também como as redes sociais.

Geração da Demanda: como qualquer campanha, vamos apresentar um produto, mercado, ou necessidade a ser completada por um serviço, comunicar a existência de algo, seguindo os KPI’s padrões de informar, assim como as taxas complementares que a mídia online permite, como CTR, tempo de permanência no site, viewability e outros. Pense que os criativos tem que seguir esta missão, se mantenha no caminho de informar e construir o brand e gerar a demanda ou a necessidade de consumo.

Consumo real: Lembrando os 4P’s, falamos de promoção, colocar determinadas vantagens em um criativo, como material de conversão, ai sim teremos um momento no qual o internauta que tem o real interesse naquele momento, vai clicar, assim como ele busca por determinas itens a internet conforme ele precisa ou gostaria, colocar um criativo relevante com uma promoção em seu site, portal ou canal de habito de leitura ou conforme demanda de acesso e tiro certo. Aqui entra o item importante, o foco do criativo é a promoção e o foco da plataforma tem que ser o target, nunca o canal, pois ai entraríamos na vale comum da compra de mídia determinada pela audiência, sem refletir se aquela audiência é útil.

Recall: criando a projeção de futuro, pense que seu cliente que consumiu hoje seu produto, ele troca este mesmo produto, semestralmente, anualmente ou determina a frequência, pois este consumidor, é seu cliente para determinado produto, mercado e seguimento, então devemos nos manter no seu horizonte e somente isso é possível com ferramentas completas e tecnologia de ponta.

Tudo isso para nos mantermos no campo de visão do consumidor, seja em qualquer um dos três momentos acima citados, temos os devidos KPI’s por linha de criativo, momento e necessidade de cada anunciante, marca e consumidor, então acreditamos que temos um papel mais que importante no funil, pense que segundo Kotler as ações de imediato resultado, se não pensar a longo prazo, estas podem te trazer prejuízos.

Fale com a FitMedia

3 + 1 =